Como se comportar em uma entrevista de emprego

Como se comportar em uma entrevista de emprego

10 dicas de Como se comportar em uma entrevista de emprego

Você foi selecionado para aquela tão esperada entrevista de trabalho. Então você vai revisar novamente o seu currículo, imprimir uma cópia para dar ao recrutador, vestir-se adequadamente, estudar as informações da empresa e revisar mentalmente as principais perguntas que você precisa responder. Agora falta apenas um detalhe: Como se comportar em uma entrevista de emprego?

Preste atenção nessas dicas valiosas que vamos te dar:

Faça pesquisas sobre a empresa

Este comportamento é muito importante quando se candidata a uma vaga de emprego. Durante a entrevista, os recrutadores procurarão os candidatos que melhor se adaptem ao perfil e à cultura da empresa. Para garantir que você se saia bem no processo de seleção e que seja posteriormente selecionado para ocupar a vaga desejada, procure saber mais sobre a empresa para a qual deseja trabalhar, quais são seus principais desafios e objetivos, como ela opera no mercado e quais são seus valores (respeito ao meio ambiente, reconhecimento do esporte, etc.).

Como se comportar em uma entrevista de emprego

Foto de Vlada Karpovich no Pexels

Considere sua trajetória profissional

É importante se preparar bem para a entrevista e você pode fazer isso pensando antecipadamente nos principais desafios e realizações de sua vida profissional, pois o entrevistador provavelmente lhe perguntará sobre eles.

Um currículo bem escrito (contendo as informações mais relevantes e importantes para o trabalho) o ajudará a listar as principais experiências, mas é uma boa ideia preparar sua memória de antemão para otimizar o tempo e garantir que você não se esqueça de nada.

Seja honesto em suas respostas

Os recrutadores são experientes e estão acostumados a trabalhar com muitos perfis de candidatos e a reconhecer as “respostas padrão”. Portanto, seja honesto em suas palavras e tente ser o mais genuíno possível, apresentando sua visão dos fatos e de sua experiência, bem como seus desejos, objetivos de carreira e qualidades pessoais.

Não se trata de destacar seus pontos fracos ou ser “muito honesto”, mas de ser sincero e modesto na comunicação de quaisquer problemas e mostrar que você está interessado em melhorar.

Manter uma boa postura e um discurso adequado

Se você quiser causar uma boa impressão, você precisa prestar atenção à forma como se apresenta e se comunica durante a entrevista.

Tente manter uma boa postura, olhe o recrutador nos olhos, não exagere seus gestos e mantenha a calma, o que ajudará a fortalecer a empatia e a simpatia durante o processo de seleção e ajudará a entrevista a correr sem problemas. Além disso, a linguagem que você usa também é muito importante. Evite jargões ou regionalismos excessivos e tente ser o mais simples e objetivo.

Mostrar bom humor e otimismo

Pessoas com senso de humor não só são mais agradáveis, como também trabalham melhor em equipe e contribuem para manter uma boa atmosfera organizacional, o que, por sua vez, promove a produtividade. Portanto, durante o processo de seleção, tente mostrar bom humor e otimismo quando confrontado com perguntas ou problemas colocados pelo recrutador.

Ser fácil e calmo lhe renderá muitos pontos, pois você demonstrará maior flexibilidade e capacidade de desenvolver cooperação.

Foco nos resultados

Como se comportar em uma entrevista de emprego

Foto de Christina Morillo no Pexels

Em um ambiente econômico cada vez mais competitivo, as empresas estão procurando diversos funcionários que sejam proativos e demonstrem dedicação e compromisso com as metas e objetivos da empresa. Portanto, é importante que os candidatos concentrem suas respostas nos resultados que desejam alcançar e em como podem ajudar a empresa a alcançar seus objetivos e aumentar a produtividade.

Funcionários motivados e entusiasmados com seu trabalho são muito importantes para as empresas, e quanto mais um candidato a uma vaga demonstrar que se encaixa neste perfil, maior a probabilidade de conseguir ocupar a vaga na empresa.

Tome cuidado com sua vestimenta e sua aparência

Como no currículo, onde a organização e apresentação de informações é importante, a forma de você se apresentar em uma entrevista de emprego é muito importante. Vestimenta adequada, sóbria e apropriada é essencial, pois inspirará confiança e respeito no empregador. É importante não exagerar.

Seja pontual

A responsabilidade e a consistência são essenciais no primeiro contato com um empregador em potencial. Portanto, é melhor chegar na hora ou até mesmo tentar chegar alguns minutos mais cedo para garantir que imprevistos não o impeçam de participar do processo e para evitar o risco de deixar o entrevistador esperando. Se você atrasar no seu primeiro contato com a empresa, pode dar a falsa impressão de que não é pontual ou de que é um funcionário relapso. Portanto, a solução ideal é sair de casa um pouco mais cedo no dia da entrevista.

Mantenha a calma

É natural estar um pouco nervoso e estressado durante a entrevista. Entretanto, você deve tentar ser o mais calmo e relaxado possível durante a entrevista para não correr o risco de cometer um erro ou esquecer de mencionar uma experiência relevante.

Portanto, respire fundo, pense positivo e na sensação de estar sendo contratado ou avançando para a próxima fase da seleção. Encare o processo de recrutamento como algo natural e um passo necessário para se tornar o dono da tão almejada vaga dos seus sonhos na empresa. Isto lhe dará a confiança e a garantia de que você terá um desempenho surpreendente.

Saiba ouvir o entrevistador

Ouvir é outra habilidade importante para aqueles que querem se sair bem em uma entrevista de trabalho. Evite ignorar o entrevistador: ouça sempre atentamente as perguntas para que suas respostas sejam claras, objetivas e ponderadas.

É também muito importante evitar respostas clichês. Portanto, use sua criatividade, seja o mais objetivo possível e não use expressões que possam prejudicar seu desempenho durante a entrevista e sua capacidade de se comunicar efetivamente.

Como vimos, o sucesso no recrutamento empresarial depende principalmente de uma combinação de alguns elementos: um bom currículo, demonstrar interesse, iniciativa e compromisso com os objetivos da empresa.

A honestidade e autenticidade das informações fornecidas no seu currículo e as informações fornecidas durante o processo de entrevista são essenciais para entrar em uma empresa com o pé direito. Se você estiver comprometido e competente, seu recrutamento será apenas o primeiro passo no longo caminho para o sucesso na sua carreira.

Notícias

Deixe um comentário